Por necessidade, submissão e até mesmo falta de conhecimento muitas pessoas passam por situações degradantes diariamente

MAIS MINAS
04/02/2020

Você já ouviu falar sobre assédio moral no ambiente de trabalho? Já passou por isso? Sabe identificar em que situações ele acontece? Diariamente, um grande número de trabalhadores passa por situações degradantes no trabalho. Alguns aceitam por necessidade, outros por acreditarem não ter o direito de combater por estarem em uma posição hierarquicamente inferior no emprego, outras não conseguem nem mesmo identificar esse tipo de situação.

Por isso, com base num texto publicado pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto (SINDSFOP), no qual tiveram como fonte publicações do Senado Federal e do Tribunal Superior do Trabalho – TST, produzimos essa matéria que traz as faces do assédio moral no trabalho.

Assédio moral no ambiente profissional

Primeiramente é importante deixar claro que existem órgãos de proteção ao trabalhador no qual o profissional assediado pode recorrer, incluindo os sindicatos da categoria. É importante não se retrair e saber que existe apoio especializado neste tipo de situação.

O que é assédio moral no trabalho?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada. Os danos vindos desse tipo de comportamento podem ser graves, como problemas de desempenho, psicológicos, físicos, de auto-estima, afetando tanto na vida pessoal, quanto na profissional do indivíduo.

É uma forma de violência que tem como objetivo desestabilizar emocional e profissionalmente o indivíduo e pode ocorrer por meio de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) e indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social).

O problema é grave, pois interfere não só no ambiente de trabalho, como em toda a vida do assediado. Pois com a toxidade no ambiente profissional pode render baixo desempenho, que acarreta em problemas familiares, demissão, problemas financeiros, podendo chegar em níveis extremos.

Essas condutas são incompatíveis com a Constituição da República e com diversas leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. Por isso, devem ser combatidas.

Atitudes que caracterizam o assédio

Situações isoladas são considerada assédio?

Este é um ponto importante para se tocar. É bom ter cuidado quando se tratam de situações isoladas, pois estas podem ser classificadas, muitas vezes, como dano moral, mas não configurarem assédio moral. O assédio ter como característica agressões contínuas e repetitivas, com intenção de prejudicar emocionalmente a vítima.

Formas de prevenção

A melhor forma de prevenir o assédio moral é com informação. Muitas pessoas sofrem esse tipo de situação por não saber identificá-las, ou não conhecerem seus direitos e saberem que podem buscar ajuda. Veja algumas medidas de prevenção:

O que fazer em situações de assédio moral?

A vítima

Os colegas

Para a ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *